Carnaval na Alemanha

Kölle Alaaf
Kölle Alaaf

Tem Carnaval na Alemanha?

Apesar de ter vindo a Alemanha em 1991, eu nunca fui passar Karneval em ou por Colônia. E é por isso que essa semana tem mais um guest-post do Fernando que pulou carnaval em NRW e veio aqui nos contar como foi. Obrigada pela participação! :)

"Ter carnaval na Alemanha até tem mas fora a bebedeira não é a mesma coisa.
Eu como a maioria dos curitibanos nunca realmente apreciei um desfile de carnaval ao vivo no Brasil. A não por aqueles trios elétricos com um monte de gente dançando ou aqueles típicos carnavais de clubes em que o lança perfume é o highlight da festa.Também nunca me incomodou tal fato pois saciando meu hobby de surfista fui sempre à praia e o feriado é a coisa mais importante que o carnaval me propiciou. Nos meus quase trinta anos vivenciei meu “primeiro carnaval” com desfile, detalhe, numa cidadezinha nos arredores de Colônia
que se chama Bergisch Gladbach.

Vou contar então brevemente como funciona a festa pois na wikipédia em português ainda não tem. Na verdade, o Karneval na região de Colônia começa historicamente no dia 11 de Novembro (mês 11) à partir das 11:11. É neste dia que se apresentam os principais personagens do desfile de carvanal: o Príncipe, a Mocinha (Jungfrau) e o Peão (Bauer). A moça é geralmente representada por um homem. É uma espécie de aquece-pré-carnaval com muita antecedência. O carnaval em si, que tem raízes católicas, acontece de quinta da semana anterior até na quarta de cinzas para que as pessoas possam aproveitar os prazeres da vida antes da quaresma. A história que eu ouvi por lá é que no séc. XIX quando essa região da Alemanha pertencia à França isso servia como desculpa para debochar dos franceses sem correr o risco de cair em cana.

Durante esses 7 dias as pessoas andam fantasiadas pela rua e a regiäo do Reno recebe muita gente que ajuda a contribuir com o colorido da festa. Os dias mais baladados são a quinta e a segunda feira. Na quinta feira há uma tradição em que as mulheres cortam a gravata dos rapazes e podem beijar à torto e à direito quem bem entender (Weiberfastnacht). Na segunda denominada de Rosenmontag é o dia mais importante do Carnaval e o nome se deve à uma rosa dourada que o papa entregou à uma personalidade no século XI. Nos dias de carnaval há desfiles (Karnevalumzug) com carros alegóricos (Karnevalzüge) e pessoas fantasiadas sendo maior destes o Kölner Rosenmontagszug (que apesar do nome não é um carro único alegórico) e conta com aproxidamente um milhão de espectadores.

Apesar de ter ido para Colônia no sabádo para dar uma volta na cidade e aproveitar a noite, pois há naturalmente muita gente e muita festa, eu fiquei mais por Bergisch Gladbach. E farei então um breve paralelo da diferença entre os Carnavais no Brasil e na Chucrutelândia de acordo com a minha experiência. Para tanto não entrarei em detalhes das formalidades como a organização do desfile, categorias avaliadas, os dias do acontecimento e elementos simbólicos. Me atenho então à duas generalidades. Em primeiro lugar, não há nenhum elemento sensual no carnaval Alemão, com exceção do fato que pessoas bêbadas ficam mais dadas à este tipo de coisa.

 

Se para nós a primeira imagem que vem à cabeça é uma morena sambando, acredito que aqui a imagem é um pacote de Haribo ou um copinho Kölsch típico (aquele de 200ml fininho). Como eu estava em uma cidade menor haviam muitas crianças e casais e me pareceu que o principal objetivo era coletar doces e flores que o pessoal dos carros alegóricos joga intermitentemente. Segundo o pessoal, quando você entrega uma flor a uma moça ela tem que dar um beijo na bochecha (talvez essa seja a parte sensual). Eu não fiz esforço nenhum para coletar nada e saí do desfile com os bolsos cheios de doces e um buquê enorme de flores. Pode-se nota na foto seguinte as sacolinhas e o lugar que a criançada fica já esperando pelos doces.

Por um outro lado, não vi ninguém assediando as mulheres do estilo passando a mão e puxando o cabelo. Nem mesmo em Colônia onde havia muita gente pela rua no sábado a noite. Como se pode ver na foto seguinte no desfile não há uma gata seminua dançando insinuosamente. Na grande maioria uns tiozões jogando doces e flores.

Tive uma outra impressão de que outra grande diferença é que a música e a dança tem um aspecto secundário em relação ao carnaval Brasileiro. O que pude constatar é que grande relevância é dada para as fantasias e todos, inclusive os espectadores, estão fantasiados.
Até onde eu sei que capricha na fantasia no Brasil é o pessoal que está em desfilando em algum grupo. Havia também um palanque em que um pessoal de idade, deviam ser os jurados, observavam e narram o desfile. A todo momento saudavam os carros alegóricos com o cumprimento que o povo em peso repetia: Alaaf! “Kölle Alaaf” como dito em Köln significa “viva Colônia” e Alaaf já significou “saúde” em outros tempos, ou seja, o ato de brindar.

Por causa da história do dia 11/11 às 11:11 haviam 111 carros alegóricos no desfile. Mesmo não tendo o mesmo apelo à sensualidade como o Carnaval brasileiro eu só posso recomendar tal evento tanto para aqueles que querem encher o caneco e incomodar as moçinhas assim como para familias (especialmente em cidades menores) pois para as crianças parecia ser uma data mais legal que o natal e ano novo juntos.

 

Autor: www.twitter.com/2nanfer

 

Fontes da imagem: Dominio público, Google Maps, fotos do autor.

Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Henrique (Thursday, 20 February 2014 11:42)

    Muito boa sua descricao do Carnaval, mas lamento dizer que se voce nao foi no "Altweiber" ou "Rosenmontag" (principalmente Altweiber) para Colonia ou Düsseldorf, voce nao viveu o verdadeiro carnaval da Alemanha. Sabado a noite em Colonia realmente nem se compara com a quinta Altweiber. A cidade ferve, carnaval de rua, milhoes de pessoas festando. E sim, tem muita azaracao. Na quinta as meninas tao, apesar do inverno, com fantasias muito sensuais e caçando "Bützen". heheheh mas no resto, muito bom seu texto.
    Já passei 3 carnavais aqui e irei para o meu quarto semana que vem.

  • #2

    Aline (Thursday, 31 July 2014 11:33)

    Muito bom o post. Mas na Alemanha tem Carnaval brasileiro sim, und zwar, beeeeem grande. Fica na cidade de Coburg e é considerado o maios festival de Samba fora do Brasil, eu nao acreditava até ir lá este ano, conheci pessoas de escolas de Samba da Dinamarca e de Cingapura, tinha muita gente de todo lugar, várias atracoes, até teve um show do Lenine no primeiro dia de Festival, infelizmente choveu neste dia. No ano passado teve até show do Olodum. Sao 3 dias de festival, comeca na sexta feira e termina no domingo com o desfile de todas as escolas de Samba da Europa (e do mundo) que vem para o desfile, claro que as escolas nao tem comparacao com as do Brasil, pelo tamanho. Mas o som é muito bom. Sempre tem muitas mulatas com muito samba no pé. Sao vários palcos distribuidos pela cidade, no sabado até show de forró pé de serra teve. Foi muito legal. Ano que vem vou denovo. Para quem quizer mais informacoes só procurar no google por "Samba Festival Coburg".
    PS: Por causa do clima, o festival é realizado em julho. Para o pessoal que quer ir e vem de longe tem que reservar hotel praticamente um ano antes por que Coburg é uma cidade pequena e eu acabei nao conseguindo hotel por lá, como moro tipo 1 hora de distancia, fui e voltei todo dia de carro mas preferiria ter dormido lá, assim nao teriamos tipo motorista da vez todo dia. :)

Fique sempre por dentro de todas as novidades do site:


Publicidade:

Se você encontrar produtos interessantes: Use a tag #blognaalemanhatem no Instagram!

Publicidade: