Na Alemanha tem festinha de aniversário igual as brasileiras?

 

Uma leitora do blog que faz aulas de alemão no Brasil perguntou como são as festinhas de aniversário de crianças aqui na Alemanha e se eram muito diferente das do Brasil.

Como nao tenho filhos, e a ultima vez que eu fui em uma festinha de crianca foi em meados dos anos 90, resolvi perguntar a Ma do blog Seguindo a história se ela gostaria de nos contar um pouco como sao as festinhas infantis por aqui hoje em dia. Abaixo o texto que ela mandou. Muito obrigada Ma, ficou lindo! :)

 

Festa de aniversário infantil na Alemanha é bem diferente dos atuais padrões brasileiros de super produções e muitos doces. Até uns três anos faz-se no máximo dos máximos um bolinho pra família, mas só com os mais chegados tipo pais, avós, tios e olhe lá. Às vezes nem isso. Depois que a criança entra na fase escolar,  Kindergarten, começam as festinhas com amiguinhos.  A regra por aqui é que o número de convidados vai de acordo com a idade do aniversariante, ou seja, faz 3 anos, convida 3 amigos, 4 anos, 4 amigos e assim por diante. E os alemães realmente respeitam essa regra.

 

Outra coisa é que os pais não são convidados, no convite, que geralmente é feito a mão artesanalmente com algum desenho do próprio pimpolho,  vem estipulada a hora do início e do fim da festa. Você deixa a criança na porta e volta pra buscar depois no horário combinado. A festa começa com todas as crianças sentadas em volta de uma mesa arrumadinha com alguns poucos enfeites e uma Geburtstagkranz , onde marca a idade nova do aniversariante. É servido bolo e suco ou água, nunca refrigerantes. Come todo mundo ali sentadinho e não se canta parabéns, nem apaga velinha como conhecemos.

 

Depois é hora de entreter a galerinha. As festas têm duração máxima de três horas, onde os pais têm que rebolar pra entreter a molecada com algumas brincadeiras tradicionais daqui, como o Topfschlagen, De olhos vendados a criança tem que ir batendo com uma colher de pau no chão até achar a panela virada de cabeça pra baixo que esconde um mini prêmio. Praticamente toda festa infantil tem que ter essa programação preparada pelos pais do aniversariante, sempre incluindo também um trabalho de artes manuais, o Basteln. Qualquer trabalho de corte e colagem vale nessa hora, pintura, desenho, etc.

 

Na última hora da comemoração, que geralmente é à tarde, serve-se um lanche, o Abendbrot , pra todo mundo já ir pra casa “jantado”. Aí o cardápio varia entre nuggets, batata frita, salsicha, salada de macarrão ou mini-pizza, na maior parte das vezes. Todo mundo ganha uma sacolinha pra levar pra casa com balas, chocolates e o trabalhinho que fez durante a festa, assim como os prêmios ganhos durante as brincadeiras.

 

Existem opções pra crianças acima de 5 anos de festas em museus, piscinas públicas ou parques fechados, onde paga-se uma quantia por um número X de crianças (sem os pais, só as crianças são convidadas no mesmo esquema de cima) e eles oferecem alguma programação com um monitor do local. Pode-se contratar o buffet ou escolher levar de casa mesmo a comilança. Mas sempre seguindo as regras da festinha de casa, poucos convidados, tempo pra começar e terminar, máximo de 3 horas de duração, só crianças, bolo, suco e lanche pequeno. Essa é uma boa opção pra quando eles já estão na escola e têm mais amiguinhos pra convidar, em geral esses lugares oferecem pacotes pra 10-12 crianças e não são caros, 150 Euros paga a festa toda incluindo a comida e bebida oferecida pelo lugar e a animação, quer seja um passeio pelo museu com guia ou uma hora de atividades na piscina com monitor.

 

Em resumo, não há ostentação e a comemoração é feita pensando realmente nas crianças. Tem gente que acha sem graça e eu até hoje já fingi que matava muita mosca porque comecei a cantar parabéns quando não devia, mas no final das contas é mais simples e bem menos estressante do que as festas brasileiras. E sem dúvida alguma, muito mais em conta no orçamento. Como mãe brasileira morando aqui eu já incorporei o jeito de comemorar deles, só não abro mão do parabéns e do brigadeiro.

 

 Obrigada pelo convite, Mel! Bjs, Marcela (Seguindo a história)

 

 

Write a comment

Comments: 8
  • #1

    Sabine Klinger (Thursday, 13 February 2014 23:56)

    Oi Marcela, estou aqui na Alemanha ha 13 anos e no comeco achei esse jeito de festejar sem graca tambem, mas me acostumei. Para meu filho mais novo, ele tem sindrome de Down, faco um bolinho e mando com as sacolinhas de lembranca, velas e guardanapos, pratinhos etc para a classe fazer a festa na escola. :-) valeu o seu relato. Tudo de bom pra voce.

  • #2

    Maria Helena Torres de Castro Hartard (Friday, 14 March 2014 22:21)

    Eu adorei a maneira do Alemão comemorar o aniversário de crianças. Eu sempre achei um absurdo as comemorações no Brasil. A festa não é para as crianças, e sim para os adultos. Os pais, não tem participação nenhum. A não ser para pagar a conta. Achei as brincadeiras ótimas, e eu é meu marido participamos 100 % de todos os momentos! e curtimos muito.

  • #3

    Joseni Carvalho Assenmacher (Wednesday, 28 January 2015 11:09)

    Olha na minha webpage

  • #4

    Marcelo Sangion (Monday, 01 June 2015 16:40)

    Hallo, me interesso muito pela cultura alemã e sempre procuro artigos na internet. Achei interessante e correto o modo de comemorar o aniversário, há pouco tempo fui em dois aniversários de criança pequena, aqui mesmo no Brasil, no final das contas, quem se divertiu mesmo foi os adultos, as crianças mesmo nem sabiam direito o que estava acontecendo.

  • #5

    Mariella (Thursday, 06 August 2015 16:33)

    Ano passado fui na festinha de 2 anos na Alemanha do sobrinho do meu marido, mais parecia um velório. Todos sentados na mesa, tomando café/ chá/ agua e comendo os bolos mais sem graça... Não se canta parabéns e é extremamente silencioso. Não acho legal a ostentação das festinhas no Brasil, mas achei muito chata a comemoração daqui.

  • #6

    Manu (Tuesday, 25 August 2015 08:05)

    Estranho, as festinhas de crianca que eu conheço foram com bolo, velinhas e parabéns. Meu marido, que é alemão, confirmou a minha impressão. Será que é algo regional? Os alemães do norte da Alemanha são bem diferentes dos do sul.

  • #7

    marina (Friday, 22 January 2016 16:38)

    Eu sempre fiz também como as alemas e os parabéns eu também cantava, pois tinha sempre alguma amiga brasileira me ajudando. Só mesmo quando os meninos cresceram e nao quiseram mais que cantássemos. Acho que aqui o aniversário é comemorado mesmo para o aniversariante e nao as outras pessoas que nao tem nada a ver diretamente com a crianca. Eu que diga os gastos que minha família no Brasil faz nos aniversários dos filhos. Te garanto, as nossas festinhas foram sempre maravilhosas mesmo sem luxo.

  • #8

    Patrícia (Wednesday, 21 September 2016 15:51)

    Olá, Sou filha de alemães e sempre nossos aniversários foram em casa, com apenas crianças convidadas, e brincávamos de dança das cadeiras, corrida de saco... Minha mãe preparava um Zwibelkuchen que todos amam, torradinhas com patês, limonada, hot dog, e ainda de dia cantávamos. Se algum pai "demorasse" pra pegar seu filho ela telefonava delicadamente avisando que a festinha já tinha terminado! kkkk

Fique sempre por dentro de todas as novidades do site:


Publicidade:

Se você encontrar produtos interessantes: Use a tag #blognaalemanhatem no Instagram!

Publicidade: