Victor: Infância no Brasil e na Alemanha

Nome: Victor Pontes
Idade: 30 anos
De: Nasci em Fortaleza, morei 7 anos em São Paulo
Cidades na Alemanha: Primeiro em Calberlah, depois me mudei pra Meine, fui fazer faculdade em em Hildesheim, agora estou de volta em Meine. (Calberlah e Meine são duas cidades pequenas na região de Gifhorn. Perto de Braunschweig e Wolfsburg.)
Se mudou para a Alemanha em: 1992 aos 9 anos

 

Como você veio parar na Alemanha? Meu padrasto teve que voltar a Alemanha por motivos de trabalho e vim para cá com minha família.


Você sente falta do Brasil? Muitíssima! Nunca voltamos pra São Paulo, só mesmo para Fortaleza, porque a minha família toda está lá. Mas sinto mais falta da família, do que da cidade. Não quero voltar, mas quero sempre poder visitar todo mundo!

Palavra preferida em alemão: Haha, acho que é Scheiße. Já sabia no Brasil e sempre dizia scheiße, até na escola, até uma professora, que entendia alemão me chamou a atenção, haha.

Você está terminando seus estudos, e agora? Me formo em IIM (Internationales Informationsmanagement) em abril e espero encontrar um emprego legal o mais rápido possível! Espero não ser tão dificil.


Como foi sua adaptação inicial? Foi bem legal. Ainda me lembro do meu primeiro dia na Grundschule, 3a Klasse. Cheguei lá, só sabendo dizer Scheiße. A minha professora me ajudou bastante, tentando falar inglês comigo, que nem funcionou tanto. E teve um garoto que me ajudou muito, ele é meu amigo até hoje e me mostrou muita coisa na época.  E de repente eu entendia e falava alemão. Isso foi um processo do qual nem me lembro como aconteceu. 

 

Algum choque cultural que te marcou? Acho que não. Talvez ver neve pela primeira foi uma grande surpresa, mas não exatamente um choque.

 

Você teve problemas em fazer amizades? Nunca tive problemas com amizades, pelo contrário! Sou uma pessoa bem comunicativa e adoro fazer novas amizades. E felizmente nunca tive problemas com isso.


Como sua vida aqui se diferencia da sua vida no Brasil? Morei em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo. Morava lá em um condomínio fechado. Isso tudo não tem por aqui. Alemanha é liberdade pura. Por isso eu amo esse país e não quero voltar!

O que você recomendaria para brasileiros que recém chegaram no país? Tente procurar outros brasileiros no começo, para conhecer os alemães. A mentalidade é diferente, mas só no começo mesmo. Depois curtam a vida boa por aqui! :-)

Se vc quiserem entrar em contato, no meu Blog www.victorpontes.de podem achar mais informações e otimos artigos :)

 

Muito obrigada Victor! Fiquei feliz que você aceitou participar pois nós temos muitos parelelos, eu também vim para cá criança e estudamos a mesma coisa na mesma faculdade! Mundo pequeno, viu! Tudo de bom e wir drücken die Daumen para sua carreira de M.A. IIMler

Write a comment

Comments: 0

Fique sempre por dentro de todas as novidades do site:


Publicidade:

Se você encontrar produtos interessantes: Use a tag #blognaalemanhatem no Instagram!

Publicidade: