Na Alemanha tem Diabo Verde?

 

Os banheiros da Alemanha podem não ter ralo mas no chuveiro tem, e nada mais chato que ralo de chuveiro (ou pia) entupido. Aquele momento em que você olha para baixo no chuveiro e seus pés estão debaixo d’água. Ninguém merece.

 

Um tempo atrás recebi a pergunta de uma leitora se na Alemanha tem desentupidor de ralo e imagino que outras pessoas recém-chegadas possam usufruir da informação.

 

Existem vários produtos (e dicas caseiras) para desentupir ralos (verstopfter Ausfluss), segue o que eu uso:

  • Colocar um saquinho de fermento (Backpulver) no ralo e enxaguar com vinagre/limão ou água fervendo – isso eu uso na pia da cozinha.
  • Produtos químicos:

 

Para meu chuveiro que sofre com meu cabelo de ferro, quebra na escova mas não quebra com mais nada, eu sou fan de Drano.

 

Já usei outras marcas, até porque esse é o mais caro, mas só Drano e seu ácido mágico desentopem meu ralo entupido com meu cabelo de aço.

 

(Sim, eu tiro sempre o cabelo que acumula no ralo, mas não adianta que alguns vão ralo abaixo e daí já viu….)

Aqui alguns outros exemplos de produtos “rohrfrei”, tem tanto líquido/em gel, quanto granulado, e você encontra em drogarias e supermercados. Se possível favoreça os produtos líquidos ou em gel, pois os granulados muitas vezes endurecem no cano e causam problemas ainda maiores.


Por favor siga as intruções dos produtos adequadamente e não respire o vapor que se forma ao usar esses produtos.  E CUIDADO: deixe o desentupidor longe de crianças e animais. É ácido puro gente!


Para entupimentos mais sérios, chame um encanador (em alemão é Klempner).

 

 

 

Write a comment

Comments: 9
  • #1

    Elaine (Monday, 23 February 2015 12:55)

    Olá, tudo bem?
    Estou na Alemanha há 2 meses e usei bastante as suas dicas, são ótimas.
    Acabei comprando o Dano de granulado, o que posso fazer para desgrudar do cano?
    Obrigado.

  • #2

    Creola Schroyer (Wednesday, 01 February 2017 02:03)


    I love your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz reply as I'm looking to create my own blog and would like to know where u got this from. thank you

  • #3

    Fae Brune (Thursday, 02 February 2017 22:32)


    Hello, everything is going well here and ofcourse every one is sharing data, that's truly fine, keep up writing.

  • #4

    Warner Castillo (Monday, 06 February 2017 11:45)


    Hi my friend! I wish to say that this post is amazing, nice written and include almost all important infos. I'd like to look extra posts like this .

  • #5

    Charleen Stainbrook (Monday, 06 February 2017 17:36)


    Pretty! This has been an extremely wonderful article. Many thanks for supplying this information.

  • #6

    Milena (Tuesday, 10 October 2017 10:44)

    Tem sapólio radium?

  • #7

    Decio (Saturday, 16 December 2017 13:31)

    Caramba imaginei que so tinha estas coisas no Brasil

  • #8

    Gisele (Monday, 18 December 2017 09:06)

    Oi Mel, tudo bem?
    Estou na Alemanha há quatro meses e fiquei com um dúvida - meu vaso sanitário pareceu entupido de uma hora para outra, e eu não costumo colocar nada além do papel higiênico nele. Dá pra usar esses produtos que indicaste nele? E mais: notei que isso aconteceu quando a neve começou a ficar mais forte aqui onde moro, será que pode ter influência sobre o encanamento? Abraços!

  • #9

    Daniel (Sunday, 30 December 2018 08:52)

    Saudade do Diabo Verde... que parece que está corroendo o cano e vai furar o chão até o vizinho de baixo. Todos os produtos químicos alemães para desentupir são uma tristeza.
    Produtos em gel teoricamente são melhores para desentupir quando o problema são cabelos. Na pia da cozinha, onde o problema é gordura e restos de comida, o melhor é o em pó. Como dito no artigo, precisa ter cuidado para não formar uma "pedra" do produto dentro do seu ralo. Use pouco (uma tampinha), depois de um tempo mais um pouco. Nunca um monte de uma só vez.

    Para os que perguntaram acima, não pode usar no vaso sanitário. Nesse caso precisa ir à sua loja de material de construção favorita (Bauhaus, etc.) e comprar um desentupidor de vaso (aquele com cabo de vassoura que faz o vácuo, difícil de encontrar viu...) e/ou um cabo de aço próprio para entrar no cano e empurrar o que estiver no caminho. Compre o mais comprido (5 metros, acho). Custa uns salgados 15 Euros.

Fique sempre por dentro de todas as novidades do site:


Publicidade:

Se você encontrar produtos interessantes: Use a tag #blognaalemanhatem no Instagram!

Publicidade: