Na Alemanha tem: Carnes para feijoada

Nesse post eu vou falar exclusivamente das carnes que eu costumo usar para fazer uma feijú aqui na Alemanha. Já falei sobre como comprar feijao na Alemanha AQUI. Se você tiver dicas adicionais (ou correcoes!) por favor nos conte nos comentarios :)

Vamos la...

  • Bauchfleisch apesar do nome nao muito apetitoso é toucinho. Tem em praticamente todos os mercados e acougues, e nao é caro. Esse é o ingrediente numero 1 e também é conhecido por durchgewachsener Speck. Ou simplesmente Bacon (nao deve ser mistério hehehe).
  • Eu sempre compro Kassler, costumo comprar um pedaco de Kasslernacken que vem com osso (e costuma ser mais barato) e um pedaco de Kasslerlachs (o lombinho sem osso). A Kassler defumada fica com uma textura que lembra até carne seca, pois chega e desfiar qdo esta no ponto certo. Tem um sabor ótimo que combina muito com feijao, entao nao deve faltar.
  • No verao eu segui a dica de uma amiga e resolvi usar costelinha, ou Rippchen. Nao consegui comprar defumada entao acabei colocando elas na grelha no fim de um churrasco temperadas só com sal pra pegar um gostinho, e depois adicionei ao feijaozim. (Eu gostaria de mais dicas sobre Rippchen, pois só usei essa uma vez e ficou bom, mas nem é todo dia que uso minha churrasqueira no quintal, e muito menos faco churrasco e feijoada 2 dias seguidos com frequencia. Quem pode contar mais a respeito?)
  • Para substituir linguicas eu uso a Cabanossi que é bem temperada, facil de achar, baratinha e bem gostosa.
  • E sempre uso a Mettenden, uma Wurst defumada que pra mim é tudo de bom. Sempre uso as duas pra dar um tchan! no feijao com seus 2 sabores distintos.
  • Outra dica que eu recebi recentemente da Ivana é colocar pedacos de Schickengulasch (porco) pra dar volume de carne quando a feijoada é para um numero grande de pessoas e você nao quer encher a barriga de um monte de gente com Kassler que é mais carinha. Ainda nao testei, e tenho uma pergunta: é preciso dar uma fritada antes, ou coloca a carne crua mesmo pra cozinhar com o feijao? E fica bom com Rindergulasch (boi)?
  • Sei também que algumas pessoas adicionam Chorizo que deve ficar super bom, eu adoro chorizo.
  • Nas lojas brasileiras encontra-se carne seca produzida em Portugal, também nunca testei, acho meio caro. Nao sei se vale a pena.  Mas é possivel fazer carne seca na Alemanha em casa. Veja a receita aqui
  • Nunca corri atras de pé de porco, orelha, rabo, etc... Nao faco muita questao, só para dar gosto mesmo, e pra falar a verdade feijoada de verdade-dade-dade só no Brasil mesmo.

Já falei da farinha de mandioca pra fazer farofa aqui. Leia sobre como substituir couve na Alemanha aqui.

 

Quais (outras) carnes vocês usam? Se você tiver blog e tiver postado sua receita de feijoada, me passa o link pra eu adicionar.

 

Receitas de feijoadas na Alemanha:

Feijoada da Neusa

Feijoada da Quase uma alema

Feijoada da Dayse

Feijoada da Ivana

Write a comment

Comments: 3
  • #1

    Karoline Freitas (Tuesday, 27 October 2015 22:30)

    Oi Mel, graças às suas dicas e às da Ivana, consegui fazer uma feijoada no capricho pra família que nos abrigou aqui na Alemanha pelo Couchsurfing. Obrigada mesmo!

  • #2

    JANINE (Tuesday, 20 September 2016 13:36)

    Mel, seu blog foi um dos que me salvou para fazer uma feijoada esperta aqui na Alemanha.

    Todos amaram!

    Eu usei Schalrippchen/spareribs von Schwein. Coloquei direto no preparo, só dei uma fervidinha antes.

    No meu blog eu escrevi sobre essa experiência e tirei foto de tudo, inclusive da costelinha depois de pronta.

    Beijos e obrigada!!!!

  • #3

    Lallu (Tuesday, 17 January 2017 22:57)

    Olá, adorei seu site. Estou indo para Berlin e gostaria de levar feijão e arroz. Será que posso ter problemas na alfândega?
    Obrigada.
    Beijo e tudo de bom.

Fique sempre por dentro de todas as novidades do site:


Publicidade:

Se você encontrar produtos interessantes: Use a tag #blognaalemanhatem no Instagram!

Publicidade: