Na Alemanha tem carne seca ?

 

Essa é uma das mais frequentes perguntas que eu recebo por mensagem. E é sem duvida o mais frequente contrabando que eu pessoalmente ja fiz em viagens Brasil-Alemanha: carne seca!! Eu não sou expert, entao não vou falar das diferencas se essas existem entre carne seca, carne de sol, carne de charque, etc. Se você souber, me escreve que eu adiciono sua informacao aqui.

Na Alemanha mesmo nao tem carne seca. É possivel encontrar nas lojas portuguesas, alguns afro ou asia shops, e encomendar Kit Feijoada de lojas brasileiras online. Mas é caro, bem caro, eu acho.

 

Ai entao que estava conversando com o Carlos, um brasileiro que mora na Alemanha ha mais de 30 anos e que me disse que tambem contrabandeava carne seca na bagagem até descobrir que dava para secar carne em casa e quebrar um galho na hora de fazer feijoada ou escondidinho ou bolinho ou seja qual for seu prato preferido envolvendo carne seca.

 

Como sou desconfiada eu resolvi testar antes de publicar aqui no blog. Testei, aprovei, ja passei a receita para minha mae, que tambem testou e aprovou (e ela é a pessoa mais fresca do mundo para carne seca!).

 

Entao aqui vai a receita do Carlos, com meus comentários:

  • Use um escorredor de macarrão forrado com bastante sal grosso. Eu misturei sal normal com o grosso para pegar bem na carne
  • Coloque a carne ou os miúdos de porco que quiser salgar/secar. Eu usei Rindergulasch, minha mae usou Suppenfleisch.
  • Cubra de sal grosso, coloque uma vasilha debaixo (vai sair a água da carne!). Nao se preocupe nao fica cheirando, nem cheio de mosquinhas, é só cobrir com BASTANTE sal e coloque um pano de prato limpo para cobrir. E va jogando a agua que escorre fora, claro.
  • No terceiro dia, revire os pedaços e aplique mais sal, se for necessário. Eu fui revirando a cada 2 dias e colocando mais um tantinho de sal.
  • Depois de 3-5 dias já pode deixar por cima do sal para secar mais rápido. Mas nao esquece de cobrir com o pano de prato, ou aquelas tampas de redinha para bolos.
  • Em cerca de 5 - 7 dias tua carne seca estará pronta para a feijoada! Ai você tira do sal, da umas batidinhas e pronto! :)

E é isso gente! Eu acho que é melhor usar Suppenfleisch mesmo ou até um pedaco de Tafelspitz que esteja feioso para fazer churrasco. O Gulasch que eu usei nao tinha muita gordura e um pouco de gordura ajuda muito no sabor. Como da um pouco de trabalho para fazer, eu fiz bastante e congelei.

 

Para usar faça como se fosse carne seca brasileira: dessalgue antes e prepare da maneira que voce gosta. Eu fiz até agora no feijao e ficou otimo. Quero tentar agora fazer ela frita com abobora ja que estamos em epoca. :)

 

Agradeco muito ao Carlos a colaboracao :) Veja na foto abaixo como fica a carne depois de seca.

 

Write a comment

Comments: 4
  • #1

    Fernanda (Tuesday, 20 January 2015 00:23)

    E deixa fora da geladeira mesmo?

  • #2

    Ana (Monday, 09 March 2015 12:34)

    Gratíssima!!!!

  • #3

    helis (Thursday, 28 May 2015 07:51)

    Muito interessante Valeu a dica...vou provar com certeza!!

  • #4

    Jorge Lopes (Friday, 13 May 2016 03:14)

    Muito boa, mas a carne com mais gordura fica melhor?

Fique sempre por dentro de todas as novidades do site:


Publicidade:

Se você encontrar produtos interessantes: Use a tag #blognaalemanhatem no Instagram!

Publicidade: