Na Alemanha tem Catupiry ?

Não tem igual, esse é o M-E-L-H-O-R !
Não tem igual, esse é o M-E-L-H-O-R !

 

A resposta é NÃO. Não tem catupiry na Alemanha não. Nem em lojinhas brasileiras, esquece. Veja bem, estou falando desse catupiry da caixinha, o original e mais gostoso do mundo!! (ok, sou fan de carteirinha, por mim vivia de pizza de catupiry numa boa)

 

Enfim, não tem. Quem procurar na net vai encontrar receitas de catupiry genérico para fazer em casa, e o povo jura que fica igual. Então, la fui eu para a cozinha tentar fazer. Antes de passar a receita, o veredito:

 

É igual? Não

É parecido de gosto? Não

É parecido na consistência? É - parecido hein e na consistência! Não é igual!

Da para usar para cozinhar? Sim

 

Assim: eu acho que talvez dê para aprimorar a receita, experimentar um pouco e até chegar a um gosto mais parecido. Igual não vai ficar, pq nem "requeijão tipo catupiry" de pizzaria meia-boca é igual. Mas a gente que mora longe tem outro grau de tolerância, né?

 

Fiz assim: Aqueci em uma panela meio litro de leite com umas 2 colheres de sopa cheias de maizena (ja dissolvida no leite frio) e misturei um resto de parmesao ralado (foram 2 colheres de sopa), quase meio pacote de queijo grana padano ralado e ainda usei um pedacinho de cheddar inglês que eu tinha em casa, também ralado.

 

E ai mexi o tempo todo com um fouet, sem parar mesmo, até os queijos terem derretido e o creme ficar com uma consistência grossa tipo para manjar. Deixei esfriar na panela mesmo, e a cada 20 min dei uma mexidinha. Depois levei para a geladeira. (Pode guardar uns dias na geladeira, mas nao deixaria muito tempo pois nao tem conservantes na receita)

 

Primeiro provei num pedaco de Fladenbrot (forçando uma pizza falsa) com um pedacinhos de tomate. Ficou ok. O gosto puxou demais para o queijo ralado, acho que da proxima vez vou usar só o cheddar inglês (que nao é aquele amarelao e sim um mais suave tipo esse).

 

Depois eu fiz hamburguer (Frikadelle né gente, hahah) e recheei com o catupiry falso antes de fritar. Olha isso sim ficou muito muito bom!! Entao recomendo o catupiry genérico para quem for usar como recheio (coxinha, torta, empada, etc). Imagino que também deve funcionar para fazer por ex. camarao na moranga. Vou testar no outono!

 

Ja vi receitas que mandam colocar creme de leite no catupiry falso depois de pronto. Eu não tinha em casa por isso não coloquei. Alguém aqui ja testou outras versoes? Algum cientista de fogao? Quero experimentar com outros queijos, pensei ate em colocar Frischkäse para dar um frescor e quebrar o gosto forte do parmesao. Vai ficar para a próxima tentativa. :)


UPDATE - FEV 2015: Abaixo nos comentário uma leitora deu a dica de usar polvilho azedo (tem no Amazon). Alguém já provou???

 

Tópico semelhante: Na Alemanha tem requeijao?

 

 

Write a comment

Comments: 6
  • #1

    Raphael (Thursday, 06 March 2014 15:34)

    Na verdade, catupiry é uma marca, não um produto. O produto é o requeijão cremoso, que tem de diversas marcas além da catupiry.
    As receitas caseiras não se igualam a nenhum industrializado, pois não utilizam o mesmo processo de fabricação e os insumos são outros.

  • #2

    Mari Corali (Friday, 27 February 2015 17:03)

    Sei que o post é antigo mas quem sabe vc ainda não tenha descoberto uma receita melhor... O segredo do catupiry está no polvilho azedo, a base pode ser de leite com algum queijo cremoso que tenha sabor pouco acentuado (não é o caso do parmesão, use algo tipo babybell), daí vc faz o processo de derreter na panela e acrescenta o polvilho azedo à mistura, garanto que o sabor vai ficar bem mais parecido com o catupiry ;-)

  • #3

    Mel (Friday, 27 February 2015 17:40)

    Oi Mari,

    eu nunca testei receita de novo. Mas vou testar sim, vai que :)

    Obrigada pela dica

  • #4

    Taína (Monday, 30 March 2015 22:53)

    Oi Mel vc já usou Sahne(cremig a embalagem é Como um pote de margarina e o alemães usam para comer no pão), como catupiry é uma marca de requeijão, esse é o requeijão alemão que conheço

  • #5

    Adriana da Silva (Friday, 01 May 2015 20:07)

    eu uso o schmelzkäsezubereitung o Sahne do Pennys no frango de forno fica um delicia chega muito perto do catupiry

  • #6

    Adriana (Monday, 13 March 2023 13:40)

    Eu vou misturar Sahne com Mascarpone (bater no liquidificador) mas sem levar ao fogo

Fique sempre por dentro de todas as novidades do site:


Publicidade:

Se você encontrar produtos interessantes: Use a tag #blognaalemanhatem no Instagram!

Publicidade: